PILATES

O que é e o que oferecemos

O QUE É PILATES?

É um conjunto de exercícios criados por um alemão chamado Joseph Pilates em meados de 1920.

Os exercícios são realizados no solo ou em equipamentos próprios e tem como objetivo principal o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para indivíduos saudáveis.

Todos os exercícios tem por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, reeducação do movimento, consciência corporal, melhora da postura e músculos saudáveis (alongados e tonificados).

O QUE OFERECEMOS?

PILATES

 

O Pilates é um condicionamento físico e mental e por isso mesmo é utilizado como alternativa, para quem não gosta, não quer ou não pode realizar atividades físicas, com impacto ou não.

Os movimentos realizados durante o Pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada.

O Método é uma das melhores opções de exercícios. Entre seus benefícios estão a melhora na respiração, a diminuição do stress e a reeducação e o equilíbrio corporal. Também melhora a coordenação motora e a mobilidade articular, proporcionando prevenção de lesões e recuperação mais rápida.

Pilates é o tratamento mais utilizado para as patologias da Coluna, pois atua na musculatura estabilizadora profunda do abdômen (especialmente o músculo transverso abdominal) e promove mobilidade articular para a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga.

Por ser preventivo, é uma excelente opção para atletas profissionais, pois toda a aula prioriza o fortalecimento e flexibilidade muscular associado ao movimento correto e consciente. Para quem é sedentário, os aparelhos possuem molas que auxiliam na execução do movimento.

No Pilates, trabalhamos com poucas repetições e há um maior controle dos movimentos.

NOSSAS AULAS:

Pilates para Gestantes;
Pilates para a Terceira Idade;
Pilates para Atletas;
Pilates para Crianças a partir de 5 anos sem limite de idade.

RPG

Reeducação Postural Global ou RPG é um método fisioterapêutico que trabalha o corpo.em sua globalidade.

Aplica-se às seguintes patologias:
– Problemas morfológicos;
– Problemas posturais;
– Lesões Articulares;
– Patologias Reumáticas;
– Sequelas Neurológicas Espásticas;
– Problemas Traumáticos;
– Doenças Respiratórias.

A RPG tem três princípios fundamentais:

– Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia trata e previne patologias, reduzindo o tempo de recuperação de cirurgias ou em alguns casos eliminando a necessidade delas.

A partir do diagnóstico médico, o fisioterapia avalia a sua condição física e elabora exercícios que aliviam as dores e melhoram a sua mobilidade, equilíbrio, postura, coordenação, força muscular e resistência.

Além de sanar dores e inflamações, a fisioterapia tem como função também trabalhar a coordenação motora, respiratória e neurológica dos pacientes.

Em termos gerais, a fisioterapia oferece muitos benefícios, como tratamentos para ossos enfraquecidos, hipertensão arterial, diabetes, problemas do coração, dores, inflamação e inchaços. São os movimentos repetitivos que fortalecem o corpo humano.

Ela é é indicada para todos e reconhecidamente melhora a qualidade de vida de pessoas que alcançaram a terceira idade.

Todas as atividades de são acompanhadas por um fisioterapeuta, profissional de saúde com formação acadêmica superior, habilitado à construção de diagnósticos, prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

ACUPUNTURA

A acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – colocação) é um ramo da medicina tradicional chinesa (MTC) e, de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar.

O tratamento serunterápico consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.

Quando lesões, emoções, doenças, estresse, ou má escolha de estilo de vida, rompem a livre circulação do QI, do sangue, da linfa, e outros fluidos no seu corpo, você começa a sentir-se mal, e sintomas de má saúde começam a aparecer e se estabelecer. A Acupuntura pode ajudá-lo encontrar um caminho melhor para a saúde e para o bem estar físico e emocional.

Você tem medo das agulhas? Na prática, a maioria dos pacientes acaba pegando no sono nos primeiros 10 minutos, e terminam o tratamento com um gostinho de “quero mais!”

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia é uma forma, de medicina alternativa ou complementar, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha.

A auriculoterapia tem sido muito eficaz como tratamento quando associada a outras terapêuticas provenientes da medicina oriental, como acupuntura sistêmica e fitoterapia.

Os distúrbios que são mais tratáveis com auriculoterapia incluem problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa; distúrbios da tireoide e problemas menstruais; doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos, para citar alguns.

Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Problemas emocionais e ansiedade também são satisfatoriamente tratados por este método.

CROCHETAGEM

Crochetagem é uma técnica de tratamento elaborada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman nos anos 70 na qual são usados ganchos (crochets) de diferentes curvaturas. Estes instrumentos permitem acessar o espaço entre os elementos a liberar, inacessíveis à mão devido à espessura dos dedos.

O que diferencia a Crochetagem de outras abordagens é a rapidez com que as melhoras ocorrem. Na maioria dos casos, na primeira sessão já podemos observar grandes avanços na redução da dor, recuperação da mobilidade dos tecidos e articulações.

Ela é indicada em uma grande diversidade de patologias em que há alterações teciduais, sejam elas de origem traumática, inflamatória ou relacionadas a neuropatias periféricas de compressão. É também bastante utilizada para o tratamento de disfunções associadas a prática esportiva, como tendinites, estiramentos, traumas, capsulite, tensão muscular e ponto gatilho, para tratamentos de fascite plantar, esporão, condromalácia patelar, artrose e túnel do carpo, em casos de pós-operatório, cicatriz e aderência tardia e muitas outras.

A técnica consiste em interpor a espátula do crochet entre as separações (cloisons) musculares ou ligamentares, com o objetivo de restaurar os planos de deslizamento tecidual.

Sua aplicação segue os seguintes princípios:
1) Um conhecimento adequado da anatomia palpatória de cada região, que permita a identificação precisa dos tecidos de separação (cloisons) envolvidos
2) Um exame manual minucioso para localizar alterações de mobilidade tecidual
3) Abordagem centrípeta da lesão e respeito às regras de utilização dos crochets, tanto pela mão instrumental quanto pela mão palpatória

Venha nos conhecer. Agende uma aula grátis.

ESCREVA UMA AVALIAÇÃO SOBRE NÓS

A sua opinião é muito importante para nós. Estamos sempre tentando melhorar nossos serviços e nosso atendimento. 

AVALIAR