fbpx

PILATES

O que é e o que oferecemos

O QUE É PILATES?

É um conjunto de exercícios criados por um alemão chamado Joseph Pilates em meados de 1920.

Os exercícios são realizados no solo ou em equipamentos próprios e tem como objetivo principal o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para indivíduos saudáveis.

Todos os exercícios tem por objetivo fortalecer a musculatura estabilizadora profunda do abdômen, promover mobilidade para as articulações, reeducação do movimento, consciência corporal, melhora da postura e músculos saudáveis (alongados e tonificados).

O QUE OFERECEMOS?

PILATES

 

O Pilates é um condicionamento físico e mental e por isso mesmo é utilizado como alternativa, para quem não gosta, não quer ou não pode realizar atividades físicas, com impacto ou não.

Pilates, RPG, Fisioterapia em Copacabana, Leme, Botadogo

Studio Conceitus Pilates

Os movimentos realizados durante o Pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada.

O Método é uma das melhores opções de exercícios. Entre seus benefícios estão a melhora na respiração, a diminuição do stress e a reeducação e o equilíbrio corporal. Também melhora a coordenação motora e a mobilidade articular, proporcionando prevenção de lesões e recuperação mais rápida.

Pilates é o tratamento mais utilizado para as patologias da Coluna, pois atua na musculatura estabilizadora profunda do abdômen (especialmente o músculo transverso abdominal) e promove mobilidade articular para a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga.

Por ser preventivo, é uma excelente opção para atletas profissionais, pois toda a aula prioriza o fortalecimento e flexibilidade muscular associado ao movimento correto e consciente. Para quem é sedentário, os aparelhos possuem molas que auxiliam na execução do movimento.

No Pilates, trabalhamos com poucas repetições e há um maior controle dos movimentos.

 

NOSSAS AULAS:

Pilates para Gestantes;
Pilates para a Terceira Idade;
Pilates para Atletas;
Pilates para Crianças a partir de 5 anos sem limite de idade.

FISIOTERAPIA

A fisioterapia trata e previne patologias, reduzindo o tempo de recuperação de cirurgias ou em alguns casos eliminando a necessidade delas.

A partir do diagnóstico médico, o fisioterapia avalia a sua condição física e elabora exercícios que aliviam as dores e melhoram a sua mobilidade, equilíbrio, postura, coordenação, força muscular e resistência.

Além de sanar dores e inflamações, a fisioterapia tem como função também trabalhar a coordenação motora, respiratória e neurológica dos pacientes.

Em termos gerais, a fisioterapia oferece muitos benefícios, como tratamentos para ossos enfraquecidos, hipertensão arterial, diabetes, problemas do coração, dores, inflamação e inchaços. São os movimentos repetitivos que fortalecem o corpo humano.

Ela é é indicada para todos e reconhecidamente melhora a qualidade de vida de pessoas que alcançaram a terceira idade.

Todas as atividades de são acompanhadas por um fisioterapeuta, profissional de saúde com formação acadêmica superior, habilitado à construção de diagnósticos, prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

RPG

Reeducação Postural Global ou RPG é um método fisioterapêutico que trabalha o corpo.em sua globalidade.

Aplica-se às seguintes patologias:
– Problemas morfológicos;
– Problemas posturais;
– Lesões Articulares;
– Patologias Reumáticas;
– Sequelas Neurológicas Espásticas;
– Problemas Traumáticos;
– Doenças Respiratórias.

A RPG tem três princípios fundamentais:

– Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
– Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
– Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

OSTEOPATIA

O foco maior da osteopatia está na origem da dor e não onde ela está localizada. Dessa forma, quando se utiliza o método, entende-se que a dor não é a causa principal da lesão, mas que ela pode ser ocasionada devido a um desequilíbrio.

Essas alterações nos sistemas podem ter várias causas, como sedentarismo, má-postura, esforço intenso, estresse, além de outras condições de saúde. Um entorse de tornozelo, por exemplo, pode ser um fator causal de uma dor no quadril e somente através de uma avaliação detalhada estes desequilíbrios serão expostos para a abordagem terapêutica.

Para que serve a osteopatia?
A filosofia da osteopatia está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana e através dela é possível o reequilíbrio das funções do organismo. Utilizada desde o ano de 1874 e criada pelo médico americano de nome Andrew Taylor Still, a osteopatia vem sendo estudada e aprimorada pelos praticantes do método em todo o mundo.

ACUPUNTURA

A acupuntura (do latim acus – agulha e punctura – colocação) é um ramo da medicina tradicional chinesa (MTC) e, de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde, um método de tratamento complementar.

O tratamento serunterápico consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado.

Quando lesões, emoções, doenças, estresse, ou má escolha de estilo de vida, rompem a livre circulação do QI, do sangue, da linfa, e outros fluidos no seu corpo, você começa a sentir-se mal, e sintomas de má saúde começam a aparecer e se estabelecer. A Acupuntura pode ajudá-lo encontrar um caminho melhor para a saúde e para o bem estar físico e emocional.

Você tem medo das agulhas? Na prática, a maioria dos pacientes acaba pegando no sono nos primeiros 10 minutos, e terminam o tratamento com um gostinho de “quero mais!”

AURICULOTERAPIA

Auriculoterapia é uma forma, de medicina alternativa ou complementar, baseada na ideia de que a orelha é um microssistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha.

A auriculoterapia tem sido muito eficaz como tratamento quando associada a outras terapêuticas provenientes da medicina oriental, como acupuntura sistêmica e fitoterapia.

Os distúrbios que são mais tratáveis com auriculoterapia incluem problemas musculoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombro, tornozelo; distúrbios hormonais, sintomas associados à menopausa; distúrbios da tireoide e problemas menstruais; doenças que afetam os órgãos, tais como úlceras gástricas, asma e alergias, e problemas digestivos, para citar alguns.

Especificamente, a orelha é um excelente local para tratar qualquer problema que tem um componente de dor, como dor lombar, dores de cabeça, problemas de pele (dermatites), problemas neurológicos e vasculares, tais como esclerose múltipla e hipertensão arterial. Problemas emocionais e ansiedade também são satisfatoriamente tratados por este método.

NOSSAS AULAS

ESCREVA UMA AVALIAÇÃO SOBRE NÓS

A sua opinião é muito importante para nós. Estamos sempre tentando melhorar nossos serviços e nosso atendimento. 

× Agendar consulta