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1o. Para você entender o tipo de respiração recomendada por Joseph Pilates é importante fazer algumas experiências iniciais para perceber os efeitos no próprio corpo.

2o. Posição de partida: sente numa cadeira com encosto, nádegas bem assentadas e costas apoiadas no encosto da cadeira. Coluna esticada, coloque a mão esquerda sobre as costelas do lado esquerdo, polegar tocando as costelas de trás e indicador as da frente. Mão direita sobre o plexo solar.

2o. Posição de partida: sente numa cadeira com encosto, nádegas bem assentadas e costas apoiadas no encosto da cadeira. Coluna esticada, coloque a mão esquerda sobre as costelas do lado esquerdo, polegar tocando as costelas de trás e indicador as da frente. Mão direita sobre o plexo solar.





3o. Respiração Normal
Respire lenta e profundamente. .
Observe e perceba quais as partes do seu corpo que se movimentam enquanto respira. O abdomen e parte frontal do peito se mexem. 

4o. Respiração de Pilates : (abdomen contraído)
Coloque seus dedos conforme a figura ao lado, para monitorar o movimento de suas costelas logo abaixo do externo. Faça uma inspirações profundas e perceba que em cda uma ocorre um leve  afastamento entre seus dedos. 



5o. Respiração de Pilates 
Agora expire, sempre contraindo o abdomen, e perceba a diminuição do espaco entre os dedos em cada expiração. Pilates teve asma quando criança e adaptou da yoga esse método de respiração, até hoje muito recomendado para jovens e adultos asmáticos. 


A respiração de Pilates estabiliza sua coluna
lombar !

Volte atrás na experiência da respiração normal sentado em uma cadeira. Quando
você inspira, percebe que suas costelas tentam deslocar-se para cima e sua
coluna média (altura no meio de suas costas) tende a ficar arqueada. Você
percebe que  uma inspiração normal bem profunda pode empurrar a coluna
média para fora de sua posição e que a respiração de Pilates interrompe esse
movimento da coluna.

A simples adoção da respiração de Pilates, 
principalmente na prática de corrida pode 
acabar com dores na coluna provenientes de 
protrusão nos discos da região lombar.   


STUDIO CONCEITUS 
Avenida Princesa Isabel 323 sala 1213. Leme / Copacabana – Rio de Janeiro
Tels.:(21) 3209-0617 / (21) 9753-7485 / (21) 7701-5936 


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