fbpx

TREINAMENTO SUSPENSO NO MÉTODO PILATES

EM BREVE : PST NO STUDIO 
CONCEITUS !!!!
O PST é um sistema de treinamento que faz uso do peso corporal, permitindo centenas e exercícios funcionais, para pessoas de todos os níveis de habilidade e condicionamento físico.
O PST tem alta eficiência na melhoria da estabilidade do ‘Core’, fortalecimento funcional, flexibilidade e equilíbrio. Usuários de todos os níveis de condicionamento físico podem realizar exercícios funcionais para todo o corpo, empregando a resistência oferecida pelo peso corporal, ajustando e graduando de 0 a 100% a intensidade de trabalho.
O treinamento de força utilizando-se do peso corporal suspenso surgiu há mais de 150 anos. Gerações de acrobatas e ginastas utilizaram deste treinamento em suas preparações para torneios e apresentações. Joseph H. Pilates utilizou de exercícios em suspensão como a ginástica olímpica e as artes circenses para desenvolver seu corpo e seus aparelhos.
Tanto o método Pilates quanto o Pilates Suspenso baseiam-se em treinar os movimentos do corpo humano, ao invés de trabalhar especificamente os grupos musculares. Deste modo, a essência dos exercícios está na melhoria dos aspectos neurológicos que afetam a capacidade funcional do corpo humano, através de práticas que exigem dos mais variados componentes do sistema nervoso, estimulando sua adaptação.
A técnica, aplicada no solo e nos aparelhos específicos do método, é facilmente adaptada ao PST permitindo explorar diversas posições com diferentes sobrecargas para o “core”.
O treinamento de estabilidade do “core” é essencial para a qualidade de vida e o desempenho esportivo. Os músculos do ‘centro’ são capazes de gerar uma força de conexão para todos os outros movimentos, estabilizando a coluna e fornecendo uma base sólida para os movimentos das extremidades.
Um dos maiores benefícios do treinamento de Pilates é desenvolver o condicionamento funcional, essencial para as atividades da vida diária e atividades regulares. Isso ocorre por que o principal conceito do método Pilates envolve o trabalho de vários músculos de modo integrado, fluído e coordenado através do ‘centro’.
A idéia básica é iniciar com exercícios mais simples até os mais complexos de forma gradual tanto em posições estáticas como dinâmicas. A estabilidade do ‘centro’ não deve ser definida só como a habilidade de recrutar os músculos estabilizadores profundos de forma isolada. Deve ser definida pela habilidade dos músculos trabalharem de modo eficiente e coordenado para manter o alinhamento correto da coluna e da pelve enquanto os membros se movimentam.
Desta maneira, é necessário que, antes de prescrever exercícios mais complexos um bom trabalho no centro de força seja realizado. Assim, os exercícios se tornarão mais seguros e serão realizados com maior eficiência.
EM BREVE : PST NO STUDIO 
CONCEITUS !!!!
×